sábado, 3 de novembro de 2007

QUAL A COLEIRA INDICADA PRARA SEU CÃO?

Coleira Adequada para Cães

Escolher uma coleira adequada para seu cão não é tarefa das mais simples. A variedade de modelos e cores existentes é de deixar qualquer dono confuso. Mas o importante na hora de comprar é levar em consideração fatores como o peso do animal, a idade e se o uso é para passeio ou adestramento. É comum a escolha errada deste acessório pela maioria das pessoas. Em conseqüência, provocam acidentes.

Os problemas mais comuns causados pelo uso de coleiras inadequadas são escoriações, fraturas e até morte por sufocamento. Uma escolha correta é a que, além de enfeitar, seja extremamente confortável e permita um passeio tranqüilo.

A falta do uso de coleiras é a causa da alta incidência de casos de atropelamento de cães de estimação nas clínicas veterinárias. Os animais devem ser acostumados à coleira desde filhotes, para que o processo de adaptação seja mais rápido e tranqüilo.

As coleiras também impedem que os cães se assustem com o tráfego na rua e ajudam a educar o comportamento impróprio. O uso de coleira e guia em gatos é assunto polêmico. Não é tão necessário submeter o animal ao uso de coleira, mas se for a vontade do dono, o ideal é que seja uma de segurança, com elástico para aumentar o comprimento da coleira e libertar o gato se ele ficar preso. Se uma guia for usada, deve ter pouco peso. Para guiar seu gato, o melhor é escolher um peitoral, porque existe menos chance de sufocá-lo. A primeira coisa a se pensar é no bem-estar do animal.

Os tipos de coleiras:

- Couro - São mais resistentes, porém merecem maior cuidado quando velhas e molhadas por causa de fungos. Verifique periodicamente o pêlo sob a coleira.

- Nylon - Desenvolvem menos microorganismos e não retêm umidade. Ideal para dar banho no seu cão.

- Pano - São frágeis e utilizadas como acessório. Na maioria dos casos, a coleira de pescoço é a mais adequada, pois dá maior controle, sem machucar ou restringir os movimentos.

- Peitorais - São mais indicadas para animais de pequeno porte ou filhotes. Em cães de porte grande, o dono não consegue controlar a força do animal, mas a vantagem é que evita lesões na traquéia.

- Enforcadoras - Sejam de corrente ou de grampo, só devem ser usadas para treinamento por um profissional. Podem causar lesões na traquéia e na coluna cervical


Dicas:
Verifique se a guia e coleira que está comprando é adequada ao peso e porte de seu animal.

Links Relacionados:
Radar Animal (site de busca sobre animais)


Autoria do Artigo:
Coleiras.com.br
www.coleiras.com.br

0 comentários: