sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PROJETO CÃO IDOZO

Projeto Cão do Idoso

A utilização de cães na terapia com pessoas, sejam crianças, deficientes ou idosos, cresce a cada dia.

Em São Paulo, um grupo de pessoas com seus cães, coordenados por Jerson Dotti, visita regularmente uma casa de repouso com 115 idosos. Os animais são examinados previamente quanto a saúde e temperamento. Uma vez aprovados, os cães entram com seus donos em visita aos velhinhos por um período de uma hora. A receptividade dos idosos é emocionante. Os cães e seus donos levam amor e atenção aos velhinhos que, muitas vezes, estão esquecidos pelas suas próprias famílias.

Os encontros são registrados através de fotografias que, posteriormente, são entregues aos idosos. Todos querem ter uma foto como lembrança e aguardam ansiosos por novas visitas. Alguns idosos relembram, com saudades, os cães que tiveram na infância. Em meio a afagos, recordações e histórias, num clima de alegria, a casa de repouso pára para receber seus amigos de quatro patas. O projeto é 100% filantrópico e voluntário.

Ao aceitar integrar o grupo, o dono do cão deve estar ciente de algumas regras básicas:

- vacinar seu animal anualmente: vacina anti-rábica e V-8;
- fazer exames de fezes no cão a cada 2 meses;
- banhar o cão antes das visitas para eliminar pulgas ou outros parasitas;
- usar guia durante a permanência na casa de saúde.

Não podem participar do projeto cães muito jovens ou idosos (ideal entre 1 e 7 anos), apresentando micoses ou sarna, espirros ou tosse, sem vacina, sem exame de fezes, agressivos com cães ou pessoas. Cada proprietário é responsável pela saúde e conduta do seu cão.

O projeto "Cão do Idoso" já está sendo usado em algumas cidades do Brasil e em Portugal. Qualquer pessoa pode iniciar um trabalho como esse em sua cidade.

Para participar ou receber mais informações sobre o projeto "Cão do Idoso":
Jerson Dotti - www.projetocao.com.br

Vida de cão...
www.vidadecao.com.br


0 comentários: