domingo, 4 de novembro de 2007

PERDI MEU CÃO O QUE FAÇO?

Perdi meu cão!!!

por Silvia Parisi

Não há medo maior para um proprietário do que a perda ou o desaparecimento de seu cão. E não é uma coisa impossível de acontecer. E agora, o que fazer?

Se o seu cão tem uma identificação, será muito mais fácil encontrá-lo. A partir do momento em que seu cachorro começa a sair na rua, ele deve estar identificado. Há vários tipos de identificação:

Plaquinhas: as convencionais plaquinhas penduradas na coleira são um método barato e eficaz. Gravando na placa o nome e o telefone do proprietário, fica bem fácil devolver um cão perdido.

Microchip: através da implantação de um pequeno microchip sob a pele do animal, o cão fica registrado em uma central que detém as informações do animal e do proprietário. É um método que permite também a identificação de cães roubados, pois não há como alterar o microchip.

Tatuagem: usada por canis para identificar ninhadas e também para registro de animais.

O que fazer se você achou um cão perdido?
Quando o animal não tem identificação fica mais difícil, e às vezes impossível, o seu retorno para casa. Quem acha um cão perdido deve comunicar às clínicas veterinárias e pet shops das imediações, pois o cão provavelmente será cliente de uma delas. Anuncie na seção 'achados e perdidos' de sites sobre animais (clique aqui).

O que fazer se você perdeu o seu animal?
O proprietário deve procurar no Serviço de Zoonoses da sua cidade (carrocinha) imediatamente. Mesmo que o cão não esteja lá, comunique as características do animal e deixe um telefone para contato. Cães resgatados das ruas tem um prazo de 3 a 5 dias para serem localizados pelos donos. Do contrário, irão para doação ou serão sacrificados!

Contacte todas as clínicas veterinárias e pet shops do bairro e redondezas. Quem acha um cão perdido normalmente se dirige a um desses lugares para deixar o animal, obter informações ou tratá-lo, em caso de acidentes (atropelamentos, p.ex.). Faixas, cartazes em locais públicos como bares, supermercados e bancas de jornal, são um bom caminho para que a pessoa que achou o cão possa saber como devolvê-lo. Anuncie na seção 'achados e perdidos' de sites sobre animais (clique aqui).

Mantenha seu cão sempre com uma identificação!

Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

0 comentários: