quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ANIMAIS PERDIDOS

Animais Perdidos

Quem ainda não se deparou com cenas urbanas do tipo, animais andando ou mesmo correndo sem rumo pelas vias públicas assustados, ou seguindo pessoas à procura de um destino...

Há poucos dias me deparei com uma dessas criaturas, tentando desviar das pessoas e dos automóveis em plena Praça da Bandeira, é raça miniatura um Dobermann Pinsher, Preto e Canela, adulto jovem, que demonstrou aos primeiros sinais ter tido um dono, como se portar dentro de casa, ter uma caminha, andar de coleira e guia e ter sido querido.

Carinhosamente o apelidamos de "croquete", ele se encontra bem junto de nós, mas está sempre a espera de alguém, olhando para o céu e choramingando como quisesse dizer - meu lugar não é aqui; estou à procura do meu lar (como dizia "ET" o extra-terrestre - quero minha casa!!!)

Sua foto já saiu nos jornais, mas até o presente, seu dono não apareceu.

Cenas como estas nem sempre acabam com um final feliz. No caso do "croquete", mesmo sendo um animal de raça pequena é bem provável que tenha se perdido acidentalmente durante mudança de residência, ou durante o passeio diário.Como estamos em plena época de reprodução das cadelas - época do cio, é provável que o "croquete" tenha se perdido ao acompanhar uma matilha. A segunda hipótese de um animal estar perdido há algum tempo, é mesmo o abandono pelo dono. - O uso de uma coleira de couro com o telefone ou o endereço, grafados a mão ou com um pirógrafo, evitaria cenas tristes como estas.

  • Um animal abandonado é alvo de atropelamentos, brigas e maus tratos, principalmente quando estão conquistando uma fêmea e quase sempre precisam de socorro de um veterinário. Geralmente quem socorre, não quer se responsabilizar com os custos médicos, deixando nas mãos do veterinário tal responsabilidade.
  • Como falo sempre, a caridade como o amor é um elo de uma corrente onde cada um faz a sua parte.
  • Em nossa cidade, o "Centro de Zoonose", entidade responsável pela saúde dos animais do município, não costumam abrigar animais perdidos, nem aqueles abandonados do dia a dia ; embora a lei 5625 da Zoonose, cite as responsabilidades deste órgão com relação a saúde pública.
  • Quero ressalta a bela crônica "Animal Abandonado" de Aparecida de Oliveira Gomes, publicada no "Domingo Especial" do Jornal da Cidade de 11/04/99, sobre um pequeno cão, onde ressalta uma sensibilidade sobre seu relacionamento com os seres humano.
  • Finalizando como disse um amigo meu Ernesto em uma bela crônica - é muito chato estar perdido...em todos os sentidos, é claro).

Carmen Sílvia Pierobon
Médica Veterinária

1 comentários:

pandora2412 disse...

poodle no bairro sta terezinha ela é branca e se chama sandy esta sem identificação ela sumiu dia 17/04/2009 as 20 hs se alquem encontrar favor ligar 91363370 darei uma bonificação deve estar nova esperança, jd zulmira, vila barão mais ou menos por estes lugares por favor me ajudem