sábado, 3 de novembro de 2007

COMO ESTIMULAR SEU CÃO A COMER?

Como estimular o cão a comer
Há várias dicas para aumentar o interesse pelas refeições quando o cão reluta em comer
A maioria dos cães adora comer - parece estar sempre com fome. O estado de apetite permanente é considerado uma característica normal da espécie canina. Durante a sua evolução, nem sempre havia alimentos disponíveis. Era preciso comer cada vez que aparecia uma chance, e o cão devia estar sempre disposto a se alimentar.
Mas não é incomum ver proprietários implorar para que seus cães comam. Misturam caldos e petiscos à ração, variam nas marcas tentando encontrar algo que aguce mais o apetite e dão até comida com a mão. Curiosidade: certa vez vi um funcionário de hotel para cães dizer a dois Dogues Alemães palavras como “macarroni” e “mussarela”, com sotaque peculiar italiano. Ele me explicou que, para comerem, precisava conversar com os Dogues, conforme instruções que recebera por carta dos donos dos cães, um casal de italianos. Como os Dogues não estavam comendo, o funcionário decidiu falar com os cães na língua dos proprietários deles. Morri de dar risada!
Quando a falta de apetite não é causada por problema fisiológico nem doença, pode-se estimular os cães a comer com o uso de diversas técnicas comportamentais.
Efeito “outros cães”
Quem tem mais de um cão em casa e quer estimular o apetite deles pode colocar os pratos com alimento próximos um do outro. Como animal competitivo que o cão é, quando percebe outros cães interessados na comida dele, passa a ingeri-la para evitar que a roubem. Esse comportamento é instintivo, herdado dos ancestrais que, se não comessem ou comessem devagar, ficariam em desvantagem.
Abrir o apetite
Um pequeno mal-estar, causado talvez por uma leve gastrite, pode deixar o cão indisposto para começar a comer. Ele olha para a refeição sem ânimo ou até com sinais de não estar passando bem (virar a cabeça, contrair o abdômen). O truque é você dar a ele alguns grãozinhos de ração ou um petisco, longe do prato de comida, para ver se ele melhora e se interessa pelo prato de ração. Quando o cão é adestrado, há, ainda, a possibilidade de praticar alguns comandos com ele e recompensá-lo com um pouquinho de ração ou com petisco em cada acerto, para abrir o apetite.
Menor quantidade
Antigamente era comum alimentar os cães adultos apenas uma vez por dia. Hoje se sabe que o ideal é eles comerem pelo menos duas vezes por dia, para evitar alguns problemas de saúde como gastrite e complicações, como torção gástrica.
Há cães que sentem mais apetite numa determinada hora do dia ou que se alimentam compulsivamente em determinadas situações de estresse. Esses, com freqüência, recusam alimento durante o resto do dia. Tanto que uma parte dos cães com ração à disposição o tempo todo alimenta-se só uma vez por dia.
Quando o cão não come uma das refeições, os donos ficam aflitos e sempre compensam colocando mais ração na refeição de maior interesse dele. O problema é que o excesso de alimento numa refeição reduz o apetite na próxima. Por isso, recomenda-se fazer o oposto nesse caso: diminuir um pouco a quantidade de comida oferecida a cada vez, para o cão comer sempre com apetite.
Há cães que só se alimentam quando os proprietários chegam em casa. Nesse caso, diminui-se a quantidade de comida oferecida na refeição em que estão mais estimulados, para também comerem bem na outra.
Reforçar o ato de comer
Muitas pessoas não sabem, mas treinam seus cães para recusar alimento. Esse comportamento é reforçado quando o cão percebe que, se não comer, o dono fica e conversa mais com ele, e até lhe dá comida na boca. Se for um cão carente, o comportamento será ainda mais influenciado. O grande problema, nessa situação, é que, na ausência do dono, o cão fica sem se alimentar e pode até passar fome. E, se sofrer de ansiedade de separação, as conseqüências tenderão a ser mais evidentes. O melhor é tentar corrigir o hábito pouco a pouco, sem jamais deixar faltar comida ao cão por muito tempo. Para tanto, há um conjunto de iniciativas que podem ser adotadas: oferecer ração mais saborosa, diminuir um pouco a quantidade servida para aumentar o apetite e evitar falar com o cão se ele não estiver comendo a refeição servida. Ou, então, ignorá-lo se ele não der atenção à refeição e elogiá-lo enquanto se alimenta
.

11 comentários:

Anônimo disse...

Hey there, You've done an incredible job. I'll definitely digg it and personally
recommend to my friends. I am confident they'll be benefited from this web site.

Also visit my web site: check this out

Anônimo disse...

Hmm it seems like your website ate my first comment (it
was super long) so I guess I'll just sum it up what I submitted and say, I'm thoroughly enjoying your
blog. I as well am an aspiring blog writer but I'm still new to everything. Do you have any points for novice blog writers? I'd
really appreciate it.

My web page; useful site

Anônimo disse...

Thank you for sharing your info. I truly appreciate your
efforts and I am waiting for your further write ups thank
you once again.

Look at my page - helpful golden retriever disposition content

Anônimo disse...

First of all I want to say fantastic blog! I had a quick question which I'd like to ask if you do not mind. I was interested to find out how you center yourself and clear your thoughts prior to writing. I've had trouble
clearing my mind in getting my ideas out. I truly do enjoy writing however it
just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be lost simply
just trying to figure out how to begin. Any ideas or tips?
Many thanks!

Also visit my homepage - labrador retriever golden retriever

Anônimo disse...

Greetings! Very helpful advice within this post!
It is the little changes that make the most significant changes.

Many thanks for sharing!

Review my web-site - terrific golden retrievers health problems details

Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with the images on this blog loading?
I'm trying to figure out if its a problem on my end or if it's the
blog. Any responses would be greatly appreciated.

Here is my homepage - handy cocker spaniel and golden retriever mix info

Anônimo disse...

I'm extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it's
rare to see a great blog like this one these days.

Stop by my weblog :: labrador vs golden

Anônimo disse...

After exploring a few of the blog posts on your web site, I truly appreciate your technique of writing a blog.
I saved as a favorite it to my bookmark website list
and will be checking back in the near future. Please visit my website
too and tell me what you think.

Take a look at my web-site: Important Link

Anônimo disse...

Great goods from you, man. I have understand your stuff previous to and you're just too excellent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise. I can not wait to read far more from you. This is actually a tremendous site.

Here is my web blog Website Here

Anônimo disse...

Great delivery. Sound arguments. Keep up
the great work.

Here is my weblog; Get More Information

Anônimo disse...

I think the admin of this web page is actually working hard in
favor of his web site, as here every information is quality based information.


my homepage Important Link