sexta-feira, 2 de novembro de 2007

COMO MEDICAR SEU ANIMAL?

Como dar remédios ao seu animal



foto: Ivan L. Gomes

Dar comprimidos, drágeas ou pílulas, assim como medicamentos líquidos, nem sempre é uma tarefa fácil para alguns proprietários. A seguir, algumas dicas importantes de como medicar seu amigão, sem que ele ou você fiquem traumatizados com a experiência.

Tipo de medicação:

A diferença entre comprimidos, drágeas e cápsulas não é apenas o aspecto ou formato. Os comprimidos podem ser repartidos, mas as drágeas e cápsulas, nem sempre podem ser divididas ou trituradas, pois algumas perdem o efeito terapêutico. Você deve perguntar antes ao veterinário se é possível partir ou triturar o medicamento que vai administrar ao seu animal. Remédios na forma de xaropes ou soluções também são usados em animais.

Como dar comprimidos:

Misturar aos alimentos: nem sempre o cachorro e, principalmente, o gato caem no truque de disfarçar o remédio na comida. Não é um bom método, pois, se o animal não ingerir todo o alimento, receberá uma subdosagem do medicamento. A melhor maneira de tentar dar o comprimido é colocá-lo inteiro ou em partes, dentro de um pedaço de carne ou salsicha. Dê o primeiro pedaço sem o remédio. Seu animal ficará interessadíssimo no petisco. Já no próximo pedaço, coloque o remédio dentro através de um pequeno orifício. Os cães certamente engolirão rapidamente a carne e o remédio. Os gatos, espécie bem mais exigente quanto ao paladar, podem perceber o medicamento, pois costumam investigar e cheirar antes aquilo que vão comer. Mas, se a tentativa der bons resultados, ofereça um terceiro pedaço sem remédio, como recompensa.

Diretamente na boca: sem dúvida é o melhor método, pois você terá a certeza que o animal tomou a dose certa. Coloque o cão ou gato entre as suas pernas, eleve o focinho, abra a boca dele e coloque o comprimido bem no fundo da língua. Se você não colocar o comprimido profundamente, é quase certo que ele vá cuspir depois. Feche a boca do animal e massageie levemente a região do pescoço (garganta). No caso de gatos, corte antes as unhas do bichano e, para maior segurança, enrole-o em uma toalha.

Dica: após medicar seu animal, dê uma recompensa ou algo que ele goste muito para que ele associe o remédio com um momento de prazer


Como dar líquidos:

Misturar aos alimentos: se o líquido for adocicado, alguns cães aceitarão facilmente, sem qualquer mistura. O método de acrescentar remédios à água ou alimentos, como foi explicado, não é a melhor opção. Normalmente os medicamentos líquidos alteram o sabor da comida e da água, bem mais que os comprimidos. O animal comerá ou beberá parcialmente.

Diretamente na boca: utilize uma seringa sem agulha que comporte toda a dose a ser administrada. Coloque o animal entre as suas pernas, abra a boca dele e vá despejando o líquido, aos poucos, no fundo da língua, sempre mantendo a cabeça dele elevada. Cuspir líquidos é bem mais difícil para o animal do que comprimidos. Se for difícil abrir a boca do seu amigão, posicione a seringa na parte interna da bochecha dele e vá despejando o líquido. Lembre-se de que o focinho deve estar elevado ou o líquido escorrerá para fora da boca. Remédios muito amargos podem ser misturados, excepcionalmente, a líquidos bem adocicados, se o seu animal não tiver diabetes.

Após serem medicados, os gatos podem babar e espumar muito pela boca. Não entre em pânico, é uma reação normal da glândula salivar dessa espécie.

Teoricamente a coisa parece simples, mas há animais bastante indolentes. Claro que você não deve se arriscar a perder os dedos, se o cão ou gato for bravio. Misture o remédio na comida, nesse caso.

Quando for dar remédio ao seu animal, tente agir normalmente. Os animais são muito perceptivos e se você não for sutil, ele logo desconfiará de suas reais intenções.

As descrições acima podem ajudá-lo, mas é conveniente que você peça para o veterinário uma demonstração de como medicar seu amigão. E lembre-se, as doses e medicamentos usados em cães e gatos são diferentes das usadas em pessoas. JAMAIS medique seu animal por conta própria ou a conselho de "entendidos".


Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)

0 comentários: