sexta-feira, 2 de novembro de 2007

APRENDA A DAR BANHO EM SEU ANIMAL

"O Banho da Maria Dolores"
Aprenda a dar um bom banho no seu amigão

por Silvia Parisi

Quando seu cão toma banho num pet shop, ele fica com a pelagem muito mais bonita, brilhante e cheirosa do que quando você tenta dar banho em casa, não é mesmo? Mas afinal, qual o segredo, banho não é tudo igual? - pensam alguns. Acompanhe passo a passo o banho da Maria Dolores, uma cadela da raça Border Collie, e descubra os "segredos" para dar um bom banho no seu amigão.


Material necessário

Equipamento:
- Toalha
- Shampoo: existem vários tipos e marcas. Escolha o tipo de acordo com a cor da pelagem do seu animal ou a necessidade. Existem produtos clareadores para pelagem branca, outros específicos para pelagem escura, shampoos antialérgicos e antipulgas (estes apenas quando o animal tiver idade superior à 6 meses). Evite usar shampoos humanos, pois eles podem causar alergias no cão ou gato.
- Condicionador: indispensável para cães e gatos com pelagem longa. Existem shampoos 2 em 1 que dispensam o uso do condicionador. Use produtos específicos para animais.
- Algodão
- Cortador de unhas
- Pente de metal
- Pente para desembolar
- Escova de arame
- Perfume em spray (para animais)

Freqüência do banho:
Você pode começar a dar banho no seu cão ou gato a partir de 45 dias de idade, contanto que a temperatura esteja quente. Jamais banhe um filhote novo em dias extremamente frios. Há veterinários que indicam o primeiro banho quando com mais idade. SIGA A ORIENTAÇÃO DO VETERINÁRIO QUE TRATA DO SEU ANIMAL.

O banho pode ser dado semanalmente, mas a freqüência irá depender da raça e da tolerância do animal. Se ele começar a apresentar muitos problemas de pelagem e/ou pele, você deve diminuir a freqüência dos banhos.

1o. PASSO


Proteção dos ouvidos com chumaços de algodão

Antes de começar o banho é importante a proteção do ouvidos. Coloque chumaços de algodão para que a água não entre e cause otite. Se o seu animal tiver pelagem longa, escove-o muito bem e procure investigar possíveis nós na pelagem. Se existirem, tente removê-los com um pente especial (desembolador). Mas, cuidado, se você puxar os nós excessivamente irá machucar a pele do seu animal, causando feridas. Os nós mais difíceis devem ser deixados para a aplicação do condicionador.

Antes de começar, você pode cortar as unhas do seu cão ou gato. Mas só faça isso se estiver orientado pelo veterinário e souber como fazer. Do contrário, você machucará seu amigão e as unhas poderão sangrar muito.

2o. PASSO


Umedecer a pelagem começando da cabeça

Use água morna para banhar seu animal. Água fria pode ser usada no verão. A água muito quente pode queimar a pele e deixá-lo desconfortável durante o banho. A temperatura elevada também pode retirar a gordura que protege a pele do seu cão ou gato e torná-lo predisposto às doenças de pele.

Comece molhando a cabeça e pescoço (isso impedirá que eventuais pulgas subam para esses pontos, onde é mais difícil removê-las). Depois de molhado, use sabão de côco, em barra, para ensaboar e retirar toda a sujeira. Use uma escova plástica para que o sabão chegue até a pele. Ensaboe quantas vezes forem necessárias, até que a água saia limpa.

Nota: para que seu amigão não saia correndo pela casa, todo ensaboado, prenda-o pela coleira e guia em algum ponto da banheira. Nunca o deixe preso sem que você esteja por perto. Ele pode tentar pular e se enforcar!

3o. PASSO


Não esquecer de manter o animal preso durante o banho

Depois de retirada a sujeira, use o shampoo, de acordo com a necessidade do seu cão. Deixe agir por alguns segundos, enxágüe bem e use o condicionador, principalmente nas franjas e nós (cães de pelagem longa).

4o.PASSO


Escovar os dentes com escova de cerdas macias

Enquanto seu cão está "de molho" no shampoo ou condicionador, aproveite para escovar os dentes dele. Existem escovas especiais para cães, mas você pode usar uma escova infantil com cerdas macias. Alguns cães e gatos não toleram a escovação. Se for o caso do seu animal, desista antes que um dos dois saia machucado... Cuidar da higiene bucal é muito importante pois evitará a perda precoce dos dentes.

Enxague o animal abundantemente para retirar todos os resíduos. Deixe que ele chacoalhe várias vezes, isso facilitará a secagem. Truque: para que seu cão ou gato chacoalhe, eliminando a água dos pêlos, assopre rapidamente sobre seu focinho.

5o. PASSO


O soprador retira o excesso de água

Depois de secar bem com a toalha, os pet shops usam o soprador, um aparelho que lança um forte jato de ar frio sobre a pelagem, expulsando toda a água retida. Isso diminui em muito o tempo de uso do secador.

6o. PASSO


Na secagem, secador e escova

Seque a pelagem com o secador. É claro que os pet shops usam secadores profissionais, muito potentes. Se você não tiver um bom secador em casa, terá um grande trabalho e um enorme gasto de energia... Jamais use o secador muito quente ou próximo à pele do animal. Você poderá causar queimaduras! Para secar animais de pelagem longa, deve-se usar a escola de arame. Escove os pêlos em todos os sentidos. Não esqueça de secar as patas e entre os dedos. Se quiser deixar o animal secar ao ar livre, somente se o dia estiver muito quente e ele tiver pelagem curta, do contrário ele ficará com a pelagem cheia de nós e com um cheiro bastante desagradável ("cachorro molhado").

FINALIZAÇÃO


Limpe os ouvidos com algodão umedecido em álcool. Passe um perfume específico para animais, evitando a região do focinho. Se o seu animal for alérgico, dispense qualquer essência. Maria Dolores está pronta!!

Achou trabalhoso? Não tem tempo para fazer tudo isso? Então procure um bom pet shop e deixe esse trabalhão a cargo de um profissional cuidadoso.

Agradecimentos:
Pet Shop EPOCA, profissional Juliana Menezes e modelo Maria Dolores (Border Collie)

Vida de cão...
www.vidadecao.com.br

0 comentários: