sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O CÃO PODE COMER QUALQUER COISA?

Alimentação

Doutor, meu cãozinho gosta de morango com chantilly!

Uma das perguntas que mais ouvi em minha vida de médica veterinária foi: "Se ele gosta de chocolate, pode comer?", ou afirmações como: "Ah! mas ele faz uma carinha de coitado...".

Alguns cães gostam de praticamente todos os alimentos, como bolos, pizzas, doces, carnes gordurosas, etc., mas isso não tem nada a ver com eles poderem comer. Decididamente, nesse caso, QUERER NÃO É PODER.

Além das necessidades nutricionais, o estômago e os intestinos dos animais, em comparação aos nossos, são muito diferentes.

Nós temos um estômago pequeno (em relação ao nosso corpo); os cães, por exemplo, têm estômagos avantajados (em relação ao tamanho deles). Enquanto nós temos que fazer várias refeições por dia, a capacidade de armazenamento do cão é maior, portanto ele não precisa comer o dia todo e, quando adulto, se satisfaz com apenas duas refeições, contanto que sejam corretas e completas.

Se você ficar dando tudo o que ele quer e quantas vezes quiser, vai causar sérios danos à saúde do seu animalzinho, começando pela obesidade. Você sabia que uma simples coceira ou uma caspa pode ser reflexo de uma alimentação errada? Se externamente o animal está manifestando problemas, imagina o que pode estar ocorrendo lá dentro, com o fígado, estômago e outros orgãos.

Um dia desses fui chamada para atender uma cadela que estava com uma diarréia líquida havia 24 horas. Por contato telefônico, soube que o casal de donos deu a ela, "que fez aquela carinha", torresminho, lingüiça de porco e "só um pedacinho" de leitão à pururuca. O engraçado (se é que isso pode ser engraçado) é que o casal também passava mal.

Quando cheguei na casa para atender a Fofinha (nome fictício, porém sugestivo), vi uma cadela que mais parecia uma mesinha de canto, pois era quadrada de gorda. Soube que ela sempre comeu de tudo e que isso nunca havia acontecido. Um dia as pessoas se surpreendem...

Com certeza, seu cão vai babar ao sentir o cheiro de uma picanha mal passada, mas ele não pode se imaginar num churrasco com os amigos, tomando uma cervejinha, ou então, abrindo a geladeira para ver se tem algum docinho. Eles sabem, sim, onde ficam determinados alimentos, se você comumente os dá a eles.

Não precisa fazer tortura chinesa com seu cão e achar que não pode dar nenhum aperitivo para ele entre as principais refeições. Para isso, existem os biscoitos caninos, que são feitos de acordo com as necessidades nutricionais do cão. Portanto, cabe a você o controle da alimentação correta do seu animal, e não dar "veneninho" em doses homeopáticas.


Maria Inês Ferreira
médica veterinária (CRMV SP - 6586)

1 comentários:

Antonio Falcão disse...

Boa tarde!

Tenho duas cachorrinhas "Mestiças" moro em um quintal onde tem algumas frutas como:Jaca,manga,abacate. Uma de minha cadela conseguiu abrir uma jaca de doce, jaca dura em uma viagem que fiz ao trabalho e quando voltei me apercebi que os animais estavam comendo toda a jaca. deixei que elas degustassem aquele fruto que para minha pessoa é bem gostoso! gostaria de saber se há algum problema com cachorros comerem este fruto? Preciso saber qual a fruta devo dar para as minhas cachorrinhas?