segunda-feira, 29 de outubro de 2007

UMA PELE BONITA DEPENDE DA ALIMENTAÇÃO

A pele é o maior órgão do corpo representando até 16% do peso vivo do animal.
Especialistas em nutrição fazem um alerta importante aos donos de cães:


Além dos cuidados com a beleza da pelagem, devem tomar providências para manter saudável também a pele.
Nos cães a pele desempenha funções metabólicas importantes como as
sensações táteis, proteção física e contra agentes infecciosos,
como bactérias e fungos.
A pele exerce ainda a função de termorregulação (controle da temperatura
interna do animal), imunorregulação, reserva de nutrientes e síntese de vitamina D.
Deficiências nutricionais são distúrbios que interferem com a saúde da pele. As mais freqüentes são as deficiências de proteína, ácidos graxos, zinco e vitaminas A e E.

Processos alérgicos e a hipersensibilidade alimentar também diminuem a possibilidade de uma pele saudável. Da mesma forma desordens metabólicas ou funcionais que interferem com a digestão, absorção ou utilização dos nutrientes. Como exemplo podemos citar as alterações na absorção e metabolização de zinco encontradas em raças como Bull Terrier, Husky Siberiano e Doberman.

A pele é um tecido em constante renovação e crescimento. Mais de 90% da composição dos pêlos é, basicamente, proteína. Qualquer deficiência protéica se mostra sobre a aparência e saúde. Filhotes exigem 22% de proteínas na ração; adultos cerca de 18%.
Os ácidos graxos comprovadamente essenciais são os da família ômega 6, sendo componentes básicos da formação da membrana celular e precursores de moléculas chaves para o processo inflamatório e imunológico.

Recentemente tem-se falado muito sobre os ácidos graxos da família ômega 3 que estão associados ao controle das reações alérgicas, mas a exigência mínima destes nutrientes entra é tema de estudos.

Desta forma é fundamental a utilização de rações de boa qualidade que forneçam os nutrientes indispensáveis à manutenção da saúde dos cães
.

0 comentários: