segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A NATUREZA FAZ O FILHOTE MAS O HOMEM FAZ O CÃO


A estrutura emocional de um cão está ligada às informações que foram recebidas ainda dentro do ventre da mãe, por isso um ambiente estressante perturba a cadela grávida e compromete toda a ninhada.
O cachorrinho recém - nascido é muito frágil e está numa dependência total da mãe. Esta deve cuidar da manutenção de sua temperatura e desencadear neles o reflexo de micção e de defecção, lambendo-lhes o ventre e cuidando
da higiene.
Os sentidos ainda estão pouco desenvolvidos. Inicia-se nesta fase o tato, seguido pelo paladar, abertura dos olhos e finalmente, aos 21 dias, concluída a corticalização cerebral, surge a audição.

O leite materno tem tudo o que o filhote precisa nos primeiros dias de vida. Mas, o que fazer se a mãe não tem leite? Basta substituir por esta fórmula:
- 800 ml de leite integral de vaca,
- 200 ml de creme de leite,
- 1 gema de ovo e
- 5 gotas de óleo de fígado de bacalhau.
Deverá ser oferecido a cada 2 horas em mamadeiras aos pouquinhos, observando se eles ficaram satisfeitos. Guardar na geladeira o restante e só aquecer a quantidade que será servida.
Outra opção é encontrar uma cadela com filhotes na mesma época. É preciso esfregá-los nos filhotes da ama para que peguem o cheiro e sejam aceitos por ela.
Por volta dos 20 dias, já se pode iniciar o desmame, introduzindo uma papinha que irá sendo transformada gradativamente numa refeição sólida.

A cadela começará a desmamar sua cria, dando cada vez menos de mamar e
regurgitando alimento para eles, e aos 45 dias ficam totalmente independentes.

As brincadeiras realizadas pela ninhada marcam o período de socialização, que é muito importante, visto que corresponde à aquisição do conjunto de mecanismos, que torna possível a vida em grupo, a comunicação e a ação sobre o meio.
A vermifugação deve ser feita de forma criteriosa e orientada pelo veterinário. Até 60 dias o filhote traz em si uma imunidade natural contra algumas doenças transmitidas por vírus através das mamadas de colostro, desde que a mãe esteja com as vacinas em dia ao ser acasalada.
Assim sendo, os filhotes recebem a 1ª dosagem de vacina aos 59 dias e mais 2 reforços aplicados com 30 dias de intervalo entre eles. A vacina contra hidrofobia ( raiva) somente será dada a partir de 4 meses de idade. É fundamental que durante o período de vacinação, não seja permitido ao filhote contato com outro cão desconhecido, e nem saia à rua. Anualmente é necessário atualizar as vacinas.
Além de uma boa alimentação, de cuidados especiais com a saúde, ele necessita também de educação. Entre os primeiros ensinamentos que o filhote deve aprender está a obediência, que não depende do animal e sim do dono. A educação deve ser ministrada ao filhote seguindo-se regras e jamais através de torturas físicas. Nunca permita ao filhote que sejam desenvolvidos hábitos que você não admitirá quando ele for adulto, o tempo que for dispensado corrigindo-lhes as falhas permitirá uma saudável convivência por toda a vida.
Os cães do sexo masculino desconhecem absolutamente seus filhotes, no entanto, de um modo geral, costumam ser dóceis e ficam atraídos pela sua fragilidade, embora alguns prefiram se manter à distância, pois não tem paciência para as brincadeiras dos menores.
Um filhote representa uma enorme esperança de vida e a decisão de se adotar um deve ser muito sincera e profunda, porque o abandono é um ato cruel e degradante.


0 comentários: