quarta-feira, 31 de outubro de 2007

PRIMEIROS SOCORROS AO FILHOTE

Primeiros Socorros aos Filhotes

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe


Os filhotes são tão curiosos, descuidados e impulsivos quanto às crianças, podendo como estas envolver-se em numerosos problemas. Ainda que o veterinário deve ser sempre o primeiro a ser consultado, você precisa ter uma noção dos primeiros socorros, que podem ajudar em casos de pequenos acidentes e que, em alguns casos, podem até salvar a vida do filhote.

A prevenção é sempre melhor que a cura, e por isso tente fazer com que sua casa e as áreas próximas sejam seguras para o filhote. Mantenha fora de seu alcance objetos afiados, pontiagudos, brinquedos de plástico ou borracha macia, brinquedos pintados, ossos pontiagudos. Mantenha em local fechado: medicamentos, sabonetes e inseticidas. Tenha à mão uma pequena caixa de medicamentos para o seu filhote, incluindo:

1. Um termômetro retal e um lubrificante;
2. Esparadrapo e gaze para os curativos;
3. Medicamentos contra queimaduras, prescrito pelo veterinário;
4. Água boricada para lavagens oculares;
5. Amoníaco para tratamento de choque;
6. Mostarda em pó ou sal de cozinha como emético (para induzir vômito);
7. Carvão ativado como antídoto contra venenos (chame o veterinário);
8. Um laxante suave (como leite de magnésia).

Acidentes Sérios

  • Chame seu veterinário
  • Não movimente o filhote Se o filhote precisa ser movimentado, não o levante em seus braços, mas transfira-o para um cobertor ou outro objeto firme, que possa ser usado como maca e levado com a menor vibração possível.
  • Tente estancar a hemorragia;
  • Mantenha-o aquecido e quieto.
  • Amarre a boca do animal, fechando-a, se necessário. Se os filhotes estão sofrendo uma dor muito intensa, podendo começar a morder como sinal de pânico. para evitar ser mordido ao medicar o filhote ou prestar os primeiros socorros, dê uma laçada com uma tira de pano ao redor do focinho, cruze por baixo e amarre atrás das orelhas. O filhote não será capaz de retirá-lo, ao passo que uma tira amarrada apenas em volta do focinho pode sair facilmente. Tenha cuidado de tirar esta mordaça o mais rapidamente possível, pois os cães precisam respirar com a boca aberta - é o seu meio de transpirar.
  • Em caso de vômito, retire a mordaça imediatamente.

Hemorragia externa - a hemorragia profusa, que pode ser arterial, é perigosa. Aplique compressas ou ataduras diretamente sobre o ferimento, mantendo-as até que você possa entrar em contato com o veterinário.

Envenenamento - se você estiver razoavelmente seguro, de que seu filhote ingeriu veneno (os sintomas são: dor, vômitos, tremores, salivação intensa, até convulsões) tome providências imediatamente. Chame o veterinário, para que lhe dê conselhos sobre tratamento caseiro, ou leve o animal imediatamente ao hospital.

Queimaduras - aplique o medicamento recomendado (prescrito pelo veterinário). As queimaduras por ácido devem ser lavadas primeiramente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com meio litro de água. Em casos de queimaduras sérias - chame o veterinário.

Choque - este estado perigoso pode ser causado por lesões ou trauma e requer ação imediata. (Os sintomas são prestação, olhos vítreos, corpo frio, pulso fraco e respiração superficial.) Cubra o filhote com um cobertor e use uma bolsa de água quente. Assegure-se, de que a sua cabeça está mais baixa do que o corpo. Passe um frasco de amoníaco aberto próximo às suas narinas, rapidamente. Chame o veterinário para obter novas instruções.

Picadas de insetos - são problemas pequenos, na maioria dos casos, sendo suficiente a utilização de um ungüento, que elimine a dor ou compressas com bicarbonato de sódio. Uma boa medida de emergência é cobrir a picada com barro. Contudo, se ocorrer uma grave reação alérgica, ou se o filhote entrar em choque, siga o tratamento indicado acima e consulte o veterinário.

Gambá - (encontrado principalmente no Norte do Brasil) - quando o filhote encontra com um gambá, o cheiro deste pode ser uma experiência desagradável, tanto para você, quanto para o seu cãozinho. Usar um desodorante para o ambiente é a única solução. Ainda é recomendado o velho remédio: suco de tomate. Dê um banho no filhote com o suco ou com uma esponja embebida, esfregue-o até o "cheiro de gambá" desapareça. (Tenha cuidado com o resfriamento). Uma vaporizada muito forte nos olhos pode causar cegueira temporária. Lave os olhos do filhote com água boricada. se encontrar maiores problemas, leve-o ao veterinário.

Prostração pelo calor - é muito triste que esta situação ocorra, porque ela geralmente decorre da ignorância dos proprietários dos animais de estimação, ao permitirem que seus cães fiquem com calor a este ponto. Ao sentir calor, lembre-se de que seu cão também sente. Assim nunca deixe o filhote no carro fechado, durante o verão, e quando ele for deixado do lado de fora, veja se há sombra por perto, ao alcance dele. Contudo, se a prostração pelo calor vier a ocorrer, os sintomas são: dificuldade em respirar, resfolegar audível, fraqueza até inconsciência. Tente fazer com que a temperatura do filhote baixe rapidamente, molhando-o com uma esponja umedecida em água fria, num lugar com sombra. Você também pode usar amoníaco, passando rapidamente o franco aberto sob suas narinas. Chame o veterinário, mas lembre-se, de que a prostração pelo calor pode ser totalmente evitada, se você proteger o filhote de modo adequado.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe e Diretora de Conteúd
o

0 comentários: