quarta-feira, 31 de outubro de 2007

TOSA (TRIMMING)

A Arte do Trimming

(Tosa)

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe

Porque se deve "trimar" (tosar) um cão? e, porque se corta certas partes do pêlo de um câo?

A razão de certas raças caninas levarem certos tipos diferentes de "trimming" se deve à sua função. Por exemplo: o "trimming" do poodle com pêlo nas suas articulações e no peito (corte leão e continental), deve-se proteger partes do corpo quando o cão caçar na água.

O Shnauzer, fox terrieer pêlo duro, scottish terrier têm barbas e sombrancelhas porque são animais que caçam roedores nas suas tocas; a barba áspera e a sombrancelha que se projeta protegem a boca, nariz e olhos de possíveis mordidas.

Como se viu nesses dois exemplos, o "trimming" tem outras razões além da estética.

O "trimming" é a arte que se desenvolveu com o tempo. Através dele, qualidades são ressaltadas e defeitos disfarçados, produzindo uma certa ilusão de ótica. Por exemplo: um cão sem pescoço fica com pescoço longo; um cão longo se torna curto, um cão "reto" apresenta angulações e assim por diante.

Esta ilusão de ótica, é feita através da retirada de pêlos em certas regiões, dando assim a idéia de que o animal se enquadra perfeitamente no "standard" (padrão) da raça.

Um "trimming" de Pet Shop requer o mesmo cuidado e capricho de um cão de exposição, pois qualquer um pode notar uma máquina mal passada ou um Poodle mal tosado. Qualquer cachorro deve sair do pet shop extremamente caprichado, sem burcos ou marcas indesejáveis.

0 comentários: