segunda-feira, 29 de outubro de 2007

OS CÃES E O SEXO


A partir do momento que seu cão macho começa a levantar a perna traseira para urinar,estará entrando na puberdade.

Normalmente, a maturidade sexual ocorre aos 9 meses de idade, embora haja casos de cobertura aos 6 meses.

É muito importante observar se os dois testículos desceram para a bolsa escrotal, permitindo a maturação dos espermatozóides. O macho que possui um testículo, tem condições de reproduzir, o que não é aconselhável, por que este defeito será transmitido geneticamente para seus descendentes.

O acasalamento deve ser realizado de forma criteriosa, entre animais saudáveis, onde o macho terá que ter no mínimo 1 ano (ideal 18 meses) e a fêmea deve estar preferencialmente no terceiro cio, entre o décimo e o décimo terceiro dia , onde se dá a ovulação.
A cópula mantém os dois atados por um período que varia de 5 a 20 minutos. O ambiente deve ser tranqüilo, se possível confinados num espaço apropriado, onde não haverá nenhum tipo de interferência, pois separá-los neste momento pode gerar sérios problemas a ambos.

O correto é não deixá-los juntos durante este período do cio, para evitar que fiquem muito exaustos. O excesso de acasalamento ou as tentativas frustradas podem impedir o macho de desempenhar o seu papel. Cães muito agressivos ou tímidos podem apresentar dificuldades para acasalarem.
Quando após inúmeras tentativas, não ocorrer o acasalamento e os dois forem comprovadamente férteis, não é conveniente insistir. Os animais precisam se sentir atraídos e forçá-los é
muito prejudicial, ocasionando danos de personalidade.

0 comentários: