quarta-feira, 31 de outubro de 2007

TIPOS DE PELAGEM

Os tipos de pelagem

Lúcia Helena Salvetti De Cicco

As várias raças caninas apresentam diversos tipos de pelagem, variando quanto à textura, densidade, comprimento, etc. Tal diversidade de tipos está, muitas vezes, ligada à função à qual a raça se destina.
De uma forma simplificada, poderíamos dividir cães de acordo com a pelagem: cães de pêlo longo, pêlo curto e pêlo duro. Entretanto estes grupos podem se subdividir da seguinte maneira:

Cães de Pêlo Longo

Cães com dupla pelagem

Tipos peculiares de pelagem

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

Cães de pêlo curto

Cães de Pêlo Longo

Cães de pêlo longo sedoso sem ondulações

A textura deste tipo de pelagem divide-se em duas variedades, o de pêlo sedoso e fina e de pêlo sedoso mais grosso. Um pêlo mais sensível, mais fino, é fácil de quebrar-se, requerendo, obviamente, maior cuidado tanto no manuseio (escovação e banho) quanto na escolha dos produtos a serem usados.

Na raça Afgan Hound por exemplo: os cães de pêlo liso e claro tendem a ter uma textura mais lanosa e mais fácil de se embaraçar, com aparência de pêlos mais cheios, fofos e não sedosos. Já os cães mais escuros, de uma maneira geral, têm textura um pouco mais grossa, com um aspecto mais pesado.

Cães de pêlo longo liso e levemente áspero

Existem certas raças caninas de pêlo longo, que têm textura levemente áspera. O pêlo é longo, liso, denso, brilhante e os fios são grossos e um pouco ásperos. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Sky Terrier, Lhassa Apso, Shin Tzu.

Cães de pêlo longo com ondulações

Estes cães têm uma pelagem com textura toda especial. O pêlo é longo, mais grosso e mais áspero que a classificação anterior. A leve ondulação deve-se à sua textura mais grossa. Essa pelagem é mais impermeável e protege do frio e da umidade os cães que caçam na água. Neste tipo de pelagem se enquadram vários cães do primeiro grupo como: Setter Gordon, Retriver Dourado, Springer Spaniel, etc.

Cães com dupla pelagem
A expressão "dupla pelagem" aplica-se aos cães que têm o subpêlo denso e macio e sobrepêlo de fios longos, semi longos, semi curtos que dão a silhueta desejada na raça. Os fios da parte externa podem ser ásperos ou semi-ásperos, mas jamais sedosos. Neste tipo de pêlo nunca deve-se usar creme, creme rinse e sim, um bom shampoo que dê volume e corpo.

Cães com subpêlo denso e pêlos longos e lisos

Dentro desta variedade se enquadram as raças Collie, Pastor de Shetland, Pomerania. O subpêlo é denso e macio e o sobrepêlo é longo, profuso, liso e áspero. Essa pelagem deve ser escovada com muito cuidado, pois se o subpêlo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desejada.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo longo e com leve ondulação

Os cães com essa pelagem têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo longo, achatado e levemente ondulado. A pelagem não é tão armada como o do Collie, mas uma forma mais rente ao corpo. Nessa classificação se enquadram o São Bernardo, Terra Nova, Bernaise Moutain Dog.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo de comprimento semi-longo

Estes cães têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente em volta do pescoço. E pode ser subdividida em cães com pêlos mais ásperos e menos ásperos.

Os de textura mais áspera são: Matemute do Alaska, Samoieda e Akita. O que essas raças têm em comum é que são originárias de partes do mundo extremamente frias. Os de textura menos áspera são: Pastor Belga, Pastor Belga Terruven e Chow Chow.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo semicurto

Estes cães têm o subpêlo denso que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. O sobrepêlo é de textura levemente áspera. Essas raças têm pêlos mais denso em volta do pescoço, como se fosse um colar; nas coxas dá a impressão do cão usaar culotes. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan.

Tipos peculiares de pelagem

Existem duas pelagens com subpêlo denso, típicas de suas raças distintas. Elas diferem em textura e formato. Estes cães são:
Old English Sheepdog - Ele tem subpêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O sobrepêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.
Puli e Komodor - Estas duas raças raras no Brasil têm pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O sobrepêlo é longo e encaracolado como de um carneiro, o subpêlo é denso e macio.

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

As expressões "pêlo duro" "pêlo de arame", se referem à sua textura extremamente áspera. O sobrepêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o subpêlo é lanoso e quando não é retirado no "trimming" (tosa) quase se sobressai por entre o pêlo duro, como uma lâ entre os fios ásperos do sobrepêlo.
Entre as raças de pêlo duro são: Scottish Terrier, Schanauzer gigante, Standard e Miniatura, Aridale Terrier, Fox pêlo duro e Irish Terrier etc.

Cães de pêlo curto

Os cães de pêlo curto têm a pelagem desa brilhante e rente ao corpo existindo apenas uma pequena diferença quanto à textura e comprimento. Algumas raças apresentam o pêlo mais macio e outras mais ásperos. Havendo ainda uma pequena diferença no comprimento que pode ser ligeiramente mais longo.

0 comentários: