Alguns quilos acima do ideal podem ser mais prejudiciais do que se imagina. Além de sobrecarregar o sistema cardiovascular e esquelético, o peso excessivo diminui a tolerância ao calor e altera a eficiência respiratória, provocando queda na resistência e fadiga. A obesidade também pode estar por trás de problemas digestivos, como a constipação e a flatulência.
Vários fatores podem contribuir para o excesso de peso. Casos específicos, como a predisposição genéticas e disfunção glandulares, devem ser acompanhadas por um veterinário. A causa mais comum é o acúmulo de gordura decorrentes da falta de atividade ou da ingestão excessiva de alimentos ricos em calorias.
Para saber se o cão está acima do peso recomendado para seu porte e idade, basta juntar os polegares das mãos e coloca-los sobre a espinha e com os dedos abertos, apalpar as costelas do animal. Se houver dificuldades para sentir o contorno das costelas, o animal precisa de uma dieta.
Os cães mais velhos têm seu metabolismo reduzido, o que diminui as necessidades calóricas em aproximadamente 20%.
Animais esterilizados, castrados ou sedentários tem tendência a engordar e requer atenção especial.
Dicas de Alimentação |
|
Consulte o veterinário antes de começar um programa de exercícios para seu cão. Principalmente no começo, evite excessos. O período de atividades deve ser aumentado aos poucos. Quando o cão fica muito ofegante, negar-se a mexer ou mancar, é sinal de que está fazendo exercícios demais. Assim que ele voltar ao peso normal, procure os meios corretos para que ele não volte a engordar. |
0 comentários:
Postar um comentário