quarta-feira, 31 de outubro de 2007

MATERIAL UTILIZADO EM PET SHOP


Material utilizado em um

Pet Shop

Para o sucesso de seu Pet Shop (profissional ou particular) você precisará, além de oferecer um serviço de boa qualidade, de uma estrutura adequada. Enumeramos a seguir os materiais de uso indispensáveis para a sua nova profissão ou hobby.

Este material pode ser encontrado em importadores de material específico para Pet Shop.

Máquina elétrica para tosar (recomendamos a Golden A-5 da Oster)

Pente grande de aço greyhound

Desembolador

Faca e Trimming

Lâmina nº 30, 4F, 7, 10 e 5

Rasqueadeiras

Escova e Pinos

Lata de óleo Pro-Groom

Mesa de Tosa com girafa

Tubo de Kwick-stop

Frasco de talco Ear-powder

Shampoos, condicionadores e perfumes para animais

Toalhas

Escova elástica para banho tipo luva

Spray para resfriar lâminas (cool-Lube)

Spray para lubrificar lâminas (WD-40)

Cortador de unhas de animais pequeno e grande

Pinça hemostática mosquito para a limpeza de ouvidos

Tesoura específica para pets (maior potência)

Algodão

Mordaças, tule, laços, etc.

TIPOS DE PELAGEM

Os tipos de pelagem

Lúcia Helena Salvetti De Cicco

As várias raças caninas apresentam diversos tipos de pelagem, variando quanto à textura, densidade, comprimento, etc. Tal diversidade de tipos está, muitas vezes, ligada à função à qual a raça se destina.
De uma forma simplificada, poderíamos dividir cães de acordo com a pelagem: cães de pêlo longo, pêlo curto e pêlo duro. Entretanto estes grupos podem se subdividir da seguinte maneira:

Cães de Pêlo Longo

Cães com dupla pelagem

Tipos peculiares de pelagem

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

Cães de pêlo curto

Cães de Pêlo Longo

Cães de pêlo longo sedoso sem ondulações

A textura deste tipo de pelagem divide-se em duas variedades, o de pêlo sedoso e fina e de pêlo sedoso mais grosso. Um pêlo mais sensível, mais fino, é fácil de quebrar-se, requerendo, obviamente, maior cuidado tanto no manuseio (escovação e banho) quanto na escolha dos produtos a serem usados.

Na raça Afgan Hound por exemplo: os cães de pêlo liso e claro tendem a ter uma textura mais lanosa e mais fácil de se embaraçar, com aparência de pêlos mais cheios, fofos e não sedosos. Já os cães mais escuros, de uma maneira geral, têm textura um pouco mais grossa, com um aspecto mais pesado.

Cães de pêlo longo liso e levemente áspero

Existem certas raças caninas de pêlo longo, que têm textura levemente áspera. O pêlo é longo, liso, denso, brilhante e os fios são grossos e um pouco ásperos. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Sky Terrier, Lhassa Apso, Shin Tzu.

Cães de pêlo longo com ondulações

Estes cães têm uma pelagem com textura toda especial. O pêlo é longo, mais grosso e mais áspero que a classificação anterior. A leve ondulação deve-se à sua textura mais grossa. Essa pelagem é mais impermeável e protege do frio e da umidade os cães que caçam na água. Neste tipo de pelagem se enquadram vários cães do primeiro grupo como: Setter Gordon, Retriver Dourado, Springer Spaniel, etc.

Cães com dupla pelagem
A expressão "dupla pelagem" aplica-se aos cães que têm o subpêlo denso e macio e sobrepêlo de fios longos, semi longos, semi curtos que dão a silhueta desejada na raça. Os fios da parte externa podem ser ásperos ou semi-ásperos, mas jamais sedosos. Neste tipo de pêlo nunca deve-se usar creme, creme rinse e sim, um bom shampoo que dê volume e corpo.

Cães com subpêlo denso e pêlos longos e lisos

Dentro desta variedade se enquadram as raças Collie, Pastor de Shetland, Pomerania. O subpêlo é denso e macio e o sobrepêlo é longo, profuso, liso e áspero. Essa pelagem deve ser escovada com muito cuidado, pois se o subpêlo for arrancado, perde-se a forma original da pelagem e tira-se a silhueta desejada.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo longo e com leve ondulação

Os cães com essa pelagem têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo longo, achatado e levemente ondulado. A pelagem não é tão armada como o do Collie, mas uma forma mais rente ao corpo. Nessa classificação se enquadram o São Bernardo, Terra Nova, Bernaise Moutain Dog.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo de comprimento semi-longo

Estes cães têm subpêlo bem denso e macio e sobrepêlo de comprimento médio que dá forma ao cão. A pelagem é mais cheia especialmente em volta do pescoço. E pode ser subdividida em cães com pêlos mais ásperos e menos ásperos.

Os de textura mais áspera são: Matemute do Alaska, Samoieda e Akita. O que essas raças têm em comum é que são originárias de partes do mundo extremamente frias. Os de textura menos áspera são: Pastor Belga, Pastor Belga Terruven e Chow Chow.

Cães com subpêlo denso e sobrepêlo semicurto

Estes cães têm o subpêlo denso que os protege contra o frio e possíveis picadas de insetos. O sobrepêlo é de textura levemente áspera. Essas raças têm pêlos mais denso em volta do pescoço, como se fosse um colar; nas coxas dá a impressão do cão usaar culotes. Dentro deste tipo de pelagem se enquadram as raças: Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan.

Tipos peculiares de pelagem

Existem duas pelagens com subpêlo denso, típicas de suas raças distintas. Elas diferem em textura e formato. Estes cães são:
Old English Sheepdog - Ele tem subpêlo denso e macio, como se fosse uma capa impermeável. O sobrepêlo é armado, felpudo, sem nenhuma ondulação e de textura áspera. A pelagem deve dar a impressão de que o cão é roliço.
Puli e Komodor - Estas duas raças raras no Brasil têm pelagem muito peculiar. O cão dá a impressão de ter cordas penduradas ao longo de seu corpo. O sobrepêlo é longo e encaracolado como de um carneiro, o subpêlo é denso e macio.

Cães de pêlo duro ou pêlo de arame

As expressões "pêlo duro" "pêlo de arame", se referem à sua textura extremamente áspera. O sobrepêlo é alto e espesso, não caindo rente ao corpo; o subpêlo é lanoso e quando não é retirado no "trimming" (tosa) quase se sobressai por entre o pêlo duro, como uma lâ entre os fios ásperos do sobrepêlo.
Entre as raças de pêlo duro são: Scottish Terrier, Schanauzer gigante, Standard e Miniatura, Aridale Terrier, Fox pêlo duro e Irish Terrier etc.

Cães de pêlo curto

Os cães de pêlo curto têm a pelagem desa brilhante e rente ao corpo existindo apenas uma pequena diferença quanto à textura e comprimento. Algumas raças apresentam o pêlo mais macio e outras mais ásperos. Havendo ainda uma pequena diferença no comprimento que pode ser ligeiramente mais longo.

RAÇAS MAIS FREQUENTES EM PET SHOPS

As raças mais freqüentes em Pet Shops

Apresentamos a seguir uma iniciação para o reconhecimento das raças dos cães que deverão visitar um Pet Shop. O conhecimento dos padrões oficiais, classificação em grupos para exposições, tipo de pelagem, etc. será fundamental para que possa estabelecer o tipo de grooming ou trimming a ser executado, bem como servir de embasamento técnico nos casos em que o proprietário deseja saber se o seu animal serve ou não para ser apresentado em pista. Descrevemos apenas 19 raças, as quais julgamos ser as mais conhecidas.

Afghan Hound Beagle
Cocker Spaniel Americano Cocker Spaniel Inglês
Collie pêlo longo Fox Terrier pêlo duro
Husky Siberiano Lhasa Apso
Maltês Old English Shepdog
Poodle São Bernardo
Schnauzer Scottish Terrier
Setter Inglês Setter Irlandês
Shih-Tzu Springer Spaniel Inglês
Yorkshire Terrier

TOSA (TRIMMING)

A Arte do Trimming

(Tosa)

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe

Porque se deve "trimar" (tosar) um cão? e, porque se corta certas partes do pêlo de um câo?

A razão de certas raças caninas levarem certos tipos diferentes de "trimming" se deve à sua função. Por exemplo: o "trimming" do poodle com pêlo nas suas articulações e no peito (corte leão e continental), deve-se proteger partes do corpo quando o cão caçar na água.

O Shnauzer, fox terrieer pêlo duro, scottish terrier têm barbas e sombrancelhas porque são animais que caçam roedores nas suas tocas; a barba áspera e a sombrancelha que se projeta protegem a boca, nariz e olhos de possíveis mordidas.

Como se viu nesses dois exemplos, o "trimming" tem outras razões além da estética.

O "trimming" é a arte que se desenvolveu com o tempo. Através dele, qualidades são ressaltadas e defeitos disfarçados, produzindo uma certa ilusão de ótica. Por exemplo: um cão sem pescoço fica com pescoço longo; um cão longo se torna curto, um cão "reto" apresenta angulações e assim por diante.

Esta ilusão de ótica, é feita através da retirada de pêlos em certas regiões, dando assim a idéia de que o animal se enquadra perfeitamente no "standard" (padrão) da raça.

Um "trimming" de Pet Shop requer o mesmo cuidado e capricho de um cão de exposição, pois qualquer um pode notar uma máquina mal passada ou um Poodle mal tosado. Qualquer cachorro deve sair do pet shop extremamente caprichado, sem burcos ou marcas indesejáveis.

COMO CORTAR AS UNHAS DE SEU CÃO

Como cortar a unha de um Cão

Unhas bem cortadas são de fundamental importância no acabamento do trimming de um cão, podendo muitas vezes melhorar a aprarência de um pé cujos dedos não sejam muito bem arqueados.

Independente disto, dá um aspecto mais limpo e possibilita melhor movimentação do animal (unhas muito grandes podem prejudicar o movimento e até causar algum defeito no caso de cães em fase de crescimento).

Veja na figura abaixo onde deve ser realizado o corte da unha. A área pontilhada embaixo da unha é tecido vivo com sangue e nervos e é chamada de sabugo, ou leito da unha. Corte diagonalmente na unha somente alguns poucos milímitros. Em caso de dúvida, peça a seu veterinário para fazer isto por você.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe

TEMPO DE VIDA DOS ANIMAIS

Tempo de Vida dos Animais

[Mamíferos] [Aves] [Répteis] [Anfíbios] [Peixes] [Insetos] [Outros Animais]

MAMÍFEROS

Animais

Anos
Asno 20 (30)
Baleia 30 (50)
Bisão 30 (50)
Bovinos 17 - 25 (30)
Cabra 17
Cachorro 15 - 18
Camelo 20 (35)
Camundongo 2 - 3
Camurça 20 - 30
Carneiro 16
Cavalo 25 (40)
Chimpanzé 20 (27)
Cobala 7 - 8
Coelho 7 (9)
Delfin 25 - 30
Doninha 6 - 8 (10)
Elefante 100 - 120
Esquilo 10 - 14
Foca 25 - 35 (40)
Gato 15 - 19
Gorila 20 (26)
Hipopótamo 30 (41)
Javali 15 - 20 (30)
Leão 20 - 25
Lebre 7 - 8
Lobo 16 - 20
Lontra 6 - 8
Macacos 10 - 15
Morcego 15 (21)
Mula 30
Ouriço 3 - 5
Pangolim 30 (42)
Porco 10 - 12
Raposa 15 (25)
Rato 4
Rinoceronte 30 (47)
Texugo 10 - 12
Tigre 17
Toupeira 1 (3)
Urso-branco 20 - 25
Urso-pardo 30 - 40
Zebra 30


Ínicio

AVES

Anos
Águia 40 (95)
Andorinha 8 - 9
Arara 60
Avestruz 40
Cegonha 24 (40)
Cisne 25 - 50 (170)
Condor 45 (52)
Coruja 27
Couja-real 40 (68)
Corvo-imperial 50 (69)
Falcão 40 (55)
Gaivota 25 (47)
Galo e Galinha 15 - 20
Garça-real 50
Gralha 8 - 9
Grou 50
Pardal 15 (20)
Pelicano 40 (52)
Pingüim 30 - 35
Pomba 20 (35)
Um cálculo de longevidade média realizado recentemente, revelou o seguinte entre algumas aves:

Anos
Anserídeos 23
Ciconiformes 21
Falconídeos 24
Galináceos 13
Larídeos 19
Passeriformes 22
Pelicaniformes 22


Ínicio

Répteis

Anos
Crocodilo 80
Jibóia 23
Largato ocelado 12
Pitão 30
Tartaruga das Galápagos 100 - 200
Tartaruga palustre 40 (120)
Víbora do Cabo 6


Ínicio

Anfíbios

Anos
Proteus 12 - 15
8 - 10
Rã-touro 14 - 15
Salamandra 15 (30)
Salamandra do Japão 30 (35)
Sapo 20 (26)
Tritão 15 (30)


Ínicio

Peixes

Anos
Carpa 12
Enguia 20
Linguado 40
Lúcio 40
Tubarão 25
Truta 20

A maior parte dos peixes pequenos morre antes dos 12 anos.


Ínicio

INSETOS

Anos
Abelha Rainha 4 - 5
Formiga operária 6
Formiga rainha 15
Vespa 1

Meses
Abelha macho 4 - 5
Abelha operária 5 - 6
Gafanhoto 7 - 8

Dias
Bicho-da-seda 15
Môsca-das-frutas 45 - 80

Horas
Efêmera 20 - 22


Ínicio

Outros Animais

Anos
Actínia 60 - 70
Aranhas 1 - 2
Concha-gigante 60
Minhoca 5 - 6
Ostras 15 - 20
Ostra perlífera 50 (100)
Sanguessuga 20 (30)
Solitária 10 - 12

SABEDORIA CANINA

Sabedoria canina

Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?
A vida teria uma perspectiva mais amistosa.
Tente:


1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).
4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.
5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
7. Corra, pule e brinque diariamente.
8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
9. Seja sempre leal.
10. Nunca pretenda ser algo que você não é.
11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio,
sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que
não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.
19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.

Enviado pelo Dr. Carlos Alexandre Pessoa - CRMV/SP: 8621

Autor desconhecido

PRIMEIROS SOCORROS AO FILHOTE

Primeiros Socorros aos Filhotes

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe


Os filhotes são tão curiosos, descuidados e impulsivos quanto às crianças, podendo como estas envolver-se em numerosos problemas. Ainda que o veterinário deve ser sempre o primeiro a ser consultado, você precisa ter uma noção dos primeiros socorros, que podem ajudar em casos de pequenos acidentes e que, em alguns casos, podem até salvar a vida do filhote.

A prevenção é sempre melhor que a cura, e por isso tente fazer com que sua casa e as áreas próximas sejam seguras para o filhote. Mantenha fora de seu alcance objetos afiados, pontiagudos, brinquedos de plástico ou borracha macia, brinquedos pintados, ossos pontiagudos. Mantenha em local fechado: medicamentos, sabonetes e inseticidas. Tenha à mão uma pequena caixa de medicamentos para o seu filhote, incluindo:

1. Um termômetro retal e um lubrificante;
2. Esparadrapo e gaze para os curativos;
3. Medicamentos contra queimaduras, prescrito pelo veterinário;
4. Água boricada para lavagens oculares;
5. Amoníaco para tratamento de choque;
6. Mostarda em pó ou sal de cozinha como emético (para induzir vômito);
7. Carvão ativado como antídoto contra venenos (chame o veterinário);
8. Um laxante suave (como leite de magnésia).

Acidentes Sérios

  • Chame seu veterinário
  • Não movimente o filhote Se o filhote precisa ser movimentado, não o levante em seus braços, mas transfira-o para um cobertor ou outro objeto firme, que possa ser usado como maca e levado com a menor vibração possível.
  • Tente estancar a hemorragia;
  • Mantenha-o aquecido e quieto.
  • Amarre a boca do animal, fechando-a, se necessário. Se os filhotes estão sofrendo uma dor muito intensa, podendo começar a morder como sinal de pânico. para evitar ser mordido ao medicar o filhote ou prestar os primeiros socorros, dê uma laçada com uma tira de pano ao redor do focinho, cruze por baixo e amarre atrás das orelhas. O filhote não será capaz de retirá-lo, ao passo que uma tira amarrada apenas em volta do focinho pode sair facilmente. Tenha cuidado de tirar esta mordaça o mais rapidamente possível, pois os cães precisam respirar com a boca aberta - é o seu meio de transpirar.
  • Em caso de vômito, retire a mordaça imediatamente.

Hemorragia externa - a hemorragia profusa, que pode ser arterial, é perigosa. Aplique compressas ou ataduras diretamente sobre o ferimento, mantendo-as até que você possa entrar em contato com o veterinário.

Envenenamento - se você estiver razoavelmente seguro, de que seu filhote ingeriu veneno (os sintomas são: dor, vômitos, tremores, salivação intensa, até convulsões) tome providências imediatamente. Chame o veterinário, para que lhe dê conselhos sobre tratamento caseiro, ou leve o animal imediatamente ao hospital.

Queimaduras - aplique o medicamento recomendado (prescrito pelo veterinário). As queimaduras por ácido devem ser lavadas primeiramente com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturada com meio litro de água. Em casos de queimaduras sérias - chame o veterinário.

Choque - este estado perigoso pode ser causado por lesões ou trauma e requer ação imediata. (Os sintomas são prestação, olhos vítreos, corpo frio, pulso fraco e respiração superficial.) Cubra o filhote com um cobertor e use uma bolsa de água quente. Assegure-se, de que a sua cabeça está mais baixa do que o corpo. Passe um frasco de amoníaco aberto próximo às suas narinas, rapidamente. Chame o veterinário para obter novas instruções.

Picadas de insetos - são problemas pequenos, na maioria dos casos, sendo suficiente a utilização de um ungüento, que elimine a dor ou compressas com bicarbonato de sódio. Uma boa medida de emergência é cobrir a picada com barro. Contudo, se ocorrer uma grave reação alérgica, ou se o filhote entrar em choque, siga o tratamento indicado acima e consulte o veterinário.

Gambá - (encontrado principalmente no Norte do Brasil) - quando o filhote encontra com um gambá, o cheiro deste pode ser uma experiência desagradável, tanto para você, quanto para o seu cãozinho. Usar um desodorante para o ambiente é a única solução. Ainda é recomendado o velho remédio: suco de tomate. Dê um banho no filhote com o suco ou com uma esponja embebida, esfregue-o até o "cheiro de gambá" desapareça. (Tenha cuidado com o resfriamento). Uma vaporizada muito forte nos olhos pode causar cegueira temporária. Lave os olhos do filhote com água boricada. se encontrar maiores problemas, leve-o ao veterinário.

Prostração pelo calor - é muito triste que esta situação ocorra, porque ela geralmente decorre da ignorância dos proprietários dos animais de estimação, ao permitirem que seus cães fiquem com calor a este ponto. Ao sentir calor, lembre-se de que seu cão também sente. Assim nunca deixe o filhote no carro fechado, durante o verão, e quando ele for deixado do lado de fora, veja se há sombra por perto, ao alcance dele. Contudo, se a prostração pelo calor vier a ocorrer, os sintomas são: dificuldade em respirar, resfolegar audível, fraqueza até inconsciência. Tente fazer com que a temperatura do filhote baixe rapidamente, molhando-o com uma esponja umedecida em água fria, num lugar com sombra. Você também pode usar amoníaco, passando rapidamente o franco aberto sob suas narinas. Chame o veterinário, mas lembre-se, de que a prostração pelo calor pode ser totalmente evitada, se você proteger o filhote de modo adequado.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe e Diretora de Conteúd
o